Livro sobre Psicologia Cognitiva é lançado com noite de autógrafos durante evento internacional em Cuiabá

lançamento livro-27

Publicado em: 19, novembro/2019

Na noite desta quarta-feira (13) foi lançado o livro “Psicologia Cognitiva da Religião no Brasil: estado atual e oportunidades futuras”, obra que precede a abertura de novas linhas de pesquisas científicas com esta temática entre pesquisadores do país. O lançamento fez parte da programação do XII Seminário Internacional de Psicologia e Senso Religioso, realizado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, durante esta semana.

Lançado pela Editora CRV e patrocinado pela organização filantrópica americana John Templeton Foundation, o livro reúne a história da Psicologia Cognitiva no país com a identificação dos estudos da Psicologia da Religião em universidades brasileiras. A obra aborda ainda os conceitos da ciência, as crenças em seres sobrenaturais no âmbito cognitivo e representações mentais já estudadas no campo da Psicologia da Religião.

Uma das coordenadoras do livro, a psicóloga doutora em Teologia e pós-doutora em Psicologia da Religião, Mary Rute Esperandio, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), explica que além de ser inédito o formato no Brasil, a obra também marca o lançamento de projetos de pesquisa voltados para a área. Segundo ela, a expectativa é de estimular e desenvolver estudos nesta temática.

“O livro servirá de guia para novos pesquisadores da Psicologia Cognitiva no país. A partir dele, interessados em desenvolver estudos na área já poderão submeter seus projetos nas linhas de pesquisa presentes na obra. É um incremento que deve fomentar projetos neste campo”, acrescenta.

A coordenadora do GT Psicologia e Religião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Psicologia (ANPEPP), professora doutora da Universidade Católica de Brasília (UCB), Marta Helena de Freitas, também assina o livro. Para ela, a obra abre um novo campo de oportunidades para pesquisadores. “A Psicologia Cognitiva ainda não é predominante, mas tem contribuído com discussões importantes. A ideia é que pesquisadores que se identificam com alguma dessas temáticas concorram a editais, fomentando o estudo”.

Com o patrocínio da John Templeton Foundation e o lançamento do edital de pesquisas, os projetos selecionados terão a garantia de financiamento pela entidade americana. Sobre este apoio, o coordenador do Seminário Internacional, pós-doutor em Psicologia Clínica e professor pesquisador da Faculdade Católica de Mato Grosso (FACC-MT), Rosimar Dias, que também assina um dos capítulos do livro, considera um “pontapé inicial” para a ampliação de pesquisas. “O objetivo é captar cada vez mais pesquisadores sobre esta temática”, finaliza.

Para quem quiser adquirir o livro, a obra está disponível no site da Editora CRV (clique AQUI), nos formatos impresso e digital.

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

Foto: Helder Faria