União das Faculdades Católicas de Mato Grosso
(65) 3052-8120

Professora da Católica participa de texto entregue ao papa sobre o papel da mulher na Igreja

A professora-doutora Kelly Cristina da Costa Bezerra de Menezes Mamedes, do Curso de Teologia da Católica de Mato Grosso (UNIFACC-MT/SEDAC – Studium Eclesiástico Dom Aquino Corrêa), é uma das autoras do texto apresentado ao papa Francisco, na semana passada, que trata sobre a presença e o papel das mulheres na Igreja.

O documento, entregue ao santo padre, na Casa Santa Marta, no Vaticano (Itália), pela irmã Regina da Costa Pedro, diretora das Pontifícias Obras Missionárias (POM) do Brasil, foi discutido na reunião do Conselho de Cardeais (C9), na segunda-feira, 15 de abril.

No encontro, com a presença do papa e dos nove cardeais que atuam como auxiliares do pontífice no governo da Igreja e estudam um projeto para a revisão da Cúria Romana, a diretora da POM e as professoras Stella Morra e irmã Linda Pocher fizeram uma reflexão sobre a presença da mulher na Igreja e as relações culturais e históricas em cada realidade.

O texto destaca histórias concretas e o pensamento de cinco mulheres brasileiras, entre as quais, além da Kelly Mamedes e mais duas professoras de História da Igreja em faculdades católicas, uma jornalista e a irmã Regina Pedro, que atuam no serviço da Igreja nas mais variadas regiões do Brasil.

“Depois das nossas falas, houve um momento de conversa e o papa nos fez perguntas num diálogo que durou toda a manhã da segunda-feira, 15 de abril. O mais importante a ser destacado é que essa prática é absolutamente nova. Esse foi o quinto dos seis encontros, agendados pelo conselho, para escutar mulheres dos continentes. Não falam sobre mulheres, mas escutam as mulheres falarem sobre as próprias questões”, frisou irmã Regina Pedro.

Na avaliação da professora-doutora da Católica de Mato Grosso, participar da produção do texto é de grande significado justamente porque as autoras, de forma direta ou até indireta, estão inseridas no processo da Igreja. De acordo com Kelly Mamedes, o documento das mulheres brasileiras, com proposta histórica sobre o tema, foi traduzido para o italiano para ser lido para o papa e cardeais e deve ser publicado pelo Vaticano.

A diretora da POM assinalou que, durante a reunião com o papa e o C9, fez referência ao texto bíblico da mulher cananeia (Mt 15, 21-28) que encontra com Jesus e é escutada. “Essa mulher insiste e é ouvida por Jesus. Esse momento que nós vivemos parece reviver essa experiência da mulher cananeia, de sermos mulheres que são ouvidas e que trazem o grito e a voz de tantas outras”, finalizou irmã Regina.

Com informações e imagens: POM do Brasil e CNBB

Compartilhe esta postagem:

Chamar no WhatsAPP
Pular para o conteúdo