União das Faculdades Católicas de Mato Grosso
(65) 3052-8120

Faculdade Católica e Procon de Várzea Grande passam a atender superendividados

A Faculdade Católica e o Procon de Várzea Grande firmaram parceria para auxiliar consumidores a saírem de situações de endividamento. A proposta da faculdade Católica e do Instituto Católico de Ensino Profissionalizante (ICET) e do órgão público de deseja do consumidor é o de criar um plano de incidência que atenda as pessoas de Mato Grosso que se enquadram na condição de alto grau de endividamento.

Esse planejamento, por meio do projeto “Superendividamento e Solidariedade – Se você se organizar, vai sobrar”, vai realizar formações, como minicursos, seminários, mesa redonda e rodas de conversa, direcionadas a estudantes de graduação e de pós-graduação, gestores e profissionais governamentais, legislativos e agentes da sociedade civil, com o propósito de discutir temas que promovam o entendimento dos mecanismos e ferramentas para o desenvolvimento de estratégias, baseadas em políticas públicas, sobre educação financeira.

O convênio entre a Faculdade Católica Várzea Grande e o Procon Municipal faz parte da missão da Associação Dom Aquino Corrêa (ADAC), mantenedora das instituições de ensino. A entidade, constituída pelos oito bispos do Regional Oeste II da Conferência Nacional dos Bispos (CNBB) em Mato Grosso, prega como finalidade a criação e manutenção de instituições de educação com o objetivo de estabelecer redes, parcerias, convênios e intercâmbios com associações, organizações não-governamentais, universidades, escolas, poder público, e outras entidades de pesquisa, ensino, cultura e arte, participando do desenvolvimento de um trabalho conjunto voltado para a população.

A parceira iniciou as atividades com aulas de Matemática Básica e Matemática Financeira, todas as quintas-feiras, para os servidores e estagiários do Procon e da própria Católica. A meta com a preparação é atender os usuários que se enquadrem na Lei Federal 14.181, de 2021, do Superendividamento, de maneira holística, pensando a parte jurídica, contábil, empreendedora e psicológica de consumidores atendidos, de acordo com a especificidade de cada caso de dívida.

A lei, que completa três anos em primeiro de julho, vai ser tema de audiência pública na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Compartilhe esta postagem:

Chamar no WhatsAPP
Pular para o conteúdo