Psicologia é um campo de mercado em ascensão no país

PSICOLOGIA

Publicado em: 2, setembro/2019

Por conta da amplitude de aplicações possíveis nos dias atuais, o mercado para o profissional psicólogo está em ascensão na análise da mestra em Psicologia e professora Marisa Helena Alves. Explica que o profissional pode atuar em várias áreas, como saúde, educação, políticas públicas de assistência social, Judiciário, sistema prisional, trânsito, tanto nas organizações governamentais como não governamentais, além de empresas e estabelecimentos hospitalares. “Então, é um mercado muito amplo de atuação”, frisa. Segundo ela, embora o ambiente de crise atualmente no país, tanto político quanto econômico, contribui para uma crescente demanda na área, em parte, em vista dos efeitos psicológicos negativos que dificuldades financeiras e divergências políticas podem causar. Verifica um aumento da necessidade de atenção à saúde mental, tanto nos aspectos preventivos quanto de cuidados.

Lembra, no entanto, que a consistência na formação também é um fator determinante para uma boa colocação. Referindo-se ao curso que coordena na FACC, ela traça um perfil ideal de quem almeja cursar Psicologia na instituição. “Ele exige que as pessoas sejam comprometidas com o estudo, com a leitura, com a discussão, porque nós utilizamos uma metodologia diferenciada, ativa, centrada no aluno”, exemplifica. Requer um aluno que goste de debruçar-se sobre os estudos, sobre as teorias, a fim de que possa confrontar teoria e prática de forma adequada, salienta. “É necessário que ele busque a construção do conhecimento sempre. Não é um aluno passivo, é bastante ativo”.

PBL

A Faculdade Católica de Mato Grosso implantou a PBL (Problem-based Learning, ou Aprendizado Baseado em Problemas) – método utilizado em Harvard – como uma proposta de ensino que utiliza as metodologias ativas, onde o estudante é o principal responsável pelo seu aprendizado. Desde o primeiro semestre, ele é estimulado a realizar pesquisas e atividades de campo, além de passar por experiências e estágios.

O currículo escolar apresenta problemas reais e fictícios mais frequentes e relevantes a serem enfrentados pelos acadêmicos no exercício da profissão. O aluno é inserido em atividades práticas que contribuirão para a futura vida profissional. Além disso, o aluno é constantemente avaliado em relação à sua capacidade cognitiva e ao desenvolvimento de habilidades necessárias ao desempenho da Psicologia.

Sob a perspectiva de um trabalho humanizado, focado no cuidado com as pessoas, a FACC oferece ainda a Clínica Social – onde é possível realizar atendimentos à população.

Mais informações sobre o curso no e-book que a FACC-MT disponibiliza online (clique aqui) ou pelo telefone (65) 9 8468-2336.

 

|