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Unifacc participa de encontro da Pastoral da Comunicação da CNBB Mato Grosso

A Unifacc, a Católica de Mato Grosso, participou no sábado e domingo, três e quatro de setembro, do Encontro de Formação da Pastoral da Comunicação (Pascom) promovido pelo Regional Oeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em Mato Grosso.

O evento, no Centro Nova Evangelização (Cene) do Regional Oeste 2, em Cuiabá, reuniu agentes da Pascom das Dioceses de Cáceres, Diamantino, Rondonópolis-Guiratinga, Primavera do Leste-Paranatinga e Juína participaram assessorado pelo jornalista Ricardo Alvarenga, professor-doutor em Comunicação e membro nacional do Grupo de Reflexão em Comunicação da CNBB, o encontro discutiu A Pastoral da Comunicação e a Comunicação das Pastorais: caminho de integração e sinodalidade.

Toda a formação teve como base o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, documento divulgado, em 2014, pela CNBB. Ricardo Alvarenga destacou referenciais pastorais, teológicos, políticos, éticos, sociológicos e comunicacionais que podem ser utilizados pelos agentes da Pascom nas práticas e realidades de cada diocese, paróquia ou comunidade. 

O doutor em Comunicação apontou caminhos para que a Pascom de cada diocese possa dar passos mais pontuais e contundentes para desenvolver um trabalho integrado entre os diversos organismos da pastoral em âmbito paroquial, diocesano, regional e nacional. Alvarenga assinalou que a Pastoral da Comunicação só conseguirá se realizar verdadeiramente se houver articulação, produção, formação e espiritualidade. 

E para atingir esse patamar, ou situação, o professor-doutor apresentou três pontos considerados centrais e singulares que podem ser utilizados para o completo exercício prático da Pascom. O primeiro, pela indicação de Ricardo Alvarenga, é sobre a identidade da Comunicação da Igreja Católica no Brasil que pouco a pouco foi se desenvolvendo, desde o lançamento, com a Comissão Episcopal de Opinião Pública até ser modificada e atualizada como Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB. 

Alvarenga discorreu ainda sobre a  transversalidade da Pastoral da Comunicação, evidenciando qual é o papel da pastoral na contribuição de trilhar um caminho em conjunto com todas as outras pastorais, dentro de um mesmo trajeto sinodal, e, por fim, as ações e produções da Pastoral da Comunicação em rede, que reflete sobre o desafio da Igreja na utilização das mídias sociais e o impacto sobre as pessoas e suas relações, no compromisso de levar a alegria do Evangelho na divulgação das ações das paróquias, dioceses e do Regional Oeste 2.

A coordenadora da Pascom no Regional Oeste 2 e na Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, Caline Maria de Oliveira, classificou como relevante a formação no fim de semana. Na visão dela, é de extrema importância a organização da equipe da Pastoral da Comunicação em cada diocese, e, consequentemente, em cada paróquia, para que essa ação evangelizadora seja feita de forma concreta para anunciar com mais propriedade a boa nova. “É um desafio que temos como cristãos, como igreja”, finalizou Caline Oliveira.

Segundo a irmã Flávia Luiza Gonçalves, responsável pelo Setor de Comunicação do Regional Oeste 2, a participação dos agentes da Pascom foi fundamental, uma vez que para o Regional caminhar de forma sinodal e realizar uma Comunicação em Rede precisa estar conectado com todas as ações realizadas pelas oito dioceses e isso só é possível com a ajuda da Pastoral da Comunicação.

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