Seminário de Bioética pode ser “sementeira” para MT, diz diretor da Católica

Publicado em: 24, outubro/2019

“Sofrimento e situações-limite, em Karl Jaspers, médico e filósofo (luta, morte, azar e culpa)” foi tema da palestra do professor doutor Álvaro Luiz Montenegro Valls, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos-RS), no “Seminário Internacional e Interinstitucional de Bioética”, na quarta-feira (23 de outubro), em Várzea Grande (MT).

O evento é uma parceria firmada entre a Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso (FESMP-MT), a Faculdade Católica de Mato Grosso (FACC-MT) e a Unisinos, e segue até sexta (25) no campus da instituição de ensino superior.

Debater bioética em MT –

“É um dos temas mais atuais e importantes para se debater – a bioética, tanto no aspecto mais ecológico, salvar a vida do planeta, da região, como também na parte de laboratórios. Chegamos num ponto de descoberta de realidades e possibilidades novas, que temos de nos perguntar se o que podemos, devemos fazer”, comentou o professor Álvaro Valls.

O diretor-geral da Católica MT, padre Edson Sestari, destacou que se trata de um assunto emergente na sociedade. “É preciso discutir bioética e há muitas demandas no nosso Estado. Oxalá esse Seminário seja uma sementeira que lança questões e nos provoque a pensar em grupos de pesquisa e outros trabalhos para responder a essas demandas”.

O diretor ressaltou que o tema surgiu nas discussões de pesquisa do Doutorado em Filosofia e foi estabelecido o convênio com a FESMP-MT e a Unisinos para trazer profissionais de renome.

Programação –

Nesta quinta-feira (24), a partir das 19h, a professora doutora Maria Del Pilar Zambrano, da Universidad de Navarra, na Espanha, abordará o tem “Eutanásia e as implicações éticas e bioéticas” e também fará o lançamento do livro em inglês “Unborn Human Life and Fundamental Rights: Leading Constitutional Cases under Scrutiny”.

Na sexta (25), o tema será “Pensamento ancestral e resistência no debate sobre ambiente” com o professor doutor Josemar de Campos Maciel, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), de Campo Grande (MS).

Confira AQUI para ver a programação.

 

Com Assessoria de Imprensa FESMP-MT