Pós-doutor do Reino Unido aborda psicologia da crença em Seminário Internacional

Publicado em: 30, agosto/2019

 

Referência em pesquisas sobre o efeito analgésico das crenças religiosas e os efeitos protetores de crenças científicas sobre o estresse, o professor pós-doutor da Conventry University, no Reino Unido, Miguel Farias, participa do Seminário Internacional de Psicologia e Senso Religioso, que acontece de 11 a 14 de novembro, no Centro de Eventos do Pantanal.

Miguel farias palestra no dia 12/11, sob o tema “A religião e o cérebro social: desafios de sentido na contemporaneidade”, ele será um dos integrantes do Painel de Debates, que ocorrerá no auditório das Borboletas, às 10h30.

Farias possui doutorado e pós-doutorado pela Universidade de Oxford, e graduação em Psicologia e Psicoterapia pela Universidade de Lisboa. Juntamente com filósofos e neurocientistas, é pioneiro em pesquisas sobre o tema que será abordado no evento. Além disso, liderou o primeiro experimento controlado randomizado sobre os efeitos da ioga e meditação na prisão e é coautor de um livro que examina a ciência e os mitos dos efeitos destas práticas.

Possui interesse de pesquisas nas áreas de cognição social, psicologia da crença, personalidade e saúde mental. Miguel Farias foi pesquisador do grupo Psychology of Religion em Cambridge, e conferencista do departamento de psicologia experimental da Universidade de Oxford. Lidera o grupo de pesquisa Brain, Belief and Behaviour da Conventry University desde 2014.

O evento

O seminário, que está na 12ª edição, ocorrerá entre os dias 11 e 14 de novembro deste ano. Organizado pelos membros do GT Psicologia & Religião da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), desta vez o encontro é promovido pela Católica de Mato Grosso (FACC-MT) sob a coordenação do prof. Dr. Rosimar José de Lima Dias. A temática é “Sofrimento psíquico e sentido da vida”.

A programação abrange cerca de 40 profissionais, a maioria PhDs, com destaque aos convidados estrangeiros: profª. Martha Elena Giuliano de Iglesia (Pontificia Universidad Católica Argentina – UCA); prof. Dr. Kevin Ladd (Indiana University South Bend – EUA) e prof. Dr. Miguel Farias (Conventry University, Reino Unido).

O Seminário está aberto para o recebimento de trabalhos científicos, que devem ser enviados até o dia 30 de agosto para avaliação.

Serviço:

O que: XII Seminário Internacional de Psicologia & Senso Religioso.

Quando: 11 a 14 de novembro de 2019.

Onde: Centro de Eventos do Pantanal – Avenida Bernardo Antônio de Oliveira Neto, s/n, Jardim Santa Marta, Cuiabá-MT

Inscrições e programação completa: https://bit.ly/2WXVM2f.

Vagas limitadas.