Novas possibilidades no mercado de trabalho atraem acadêmicos para a Teologia

estudos teologia

Publicado em: 6, janeiro/2020

A procura por respostas às principais dúvidas e significados existenciais da vida é um dos focos dos estudantes de Teologia. A formação na área é indicada para quem deseja seguir a carreira religiosa, seja para o exercício em capelas, igrejas, paroquias e outros espaços ligados à Igreja Católica. No entanto, o curso tem também caído no gosto daqueles interessados em saber mais da história, costumes, fé e tradições dos povos mais antigos.

Coordenador do curso de Teologia da Faculdade Católica de Mato Grosso (FACC-MT), o padre Carlos Viana, explica que a grade curricular da instituição para as turmas tem como pilares fundamentais: estudo da história e tradição do cristianismo, Bíblia Sagrada e reflexões sobre a atuação da Igreja e o cristianismo na contemporaneidade. Em 2017, o curso foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

“Juntamente ao curso de Filosofia, o de Teologia deu origem à Faculdade Católica em Mato Grosso. É uma ciência que contribui para a formação de ministros e padres, mas também auxilia leigos (fieis não ordenados) na compreensão e reflexão da existência de cada um de nós”, disse o padre Carlos Viana.

Já em relação ao mercado de trabalho, o coordenador aponta as diferentes possibilidades de atuação dos formados em Teologia. Desde a área da educação, com o exercício da ciência enquanto docente, tanto para o ensino fundamental e para o superior, quanto no setor público, como capelão de instituições militares. Para a contratação de teólogos nas unidades, em geral, são abertos concursos públicos, ficando sob responsabilidade destes profissionais entre outras atribuições o apoio espiritual às equipes.

“A Teologia é uma carreira promissora hoje em dia no Brasil, além de tempos em tempos aumentar o seu campo de atuação. É possível se manter financeiramente trabalhando com a Teologia”, pontua.

Na FACC-MT, o curso de Teologia tem duração de oito semestres, com aulas práticas e teóricas, incluindo a participação do aluno em três diferentes estágios: paróquias, acompanhamento administrativo e aconselhamento espiritual. Encerrando a graduação, o estudante deve elaborar e apresentar o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Devido a uma parceria da instituição com a Faculdade Católica de Granada, na Espanha, a banca examinadora dos trabalhos sempre conta com professores estrangeiros, qualificando ainda mais o currículo dos formandos.

Para 2020, a Faculdade lançou o mestrado e doutorado em Teologia, em uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). A qualificação dura de dois a quatro anos. Para consultar mais informações, a FACC-MT disponibiliza o canal de atendimento pelo WhatsApp (65) 9 8468 2336 e telefone (65) 3685-0897.