União das Faculdades Católicas de Mato Grosso
(65) 3052-8120

Mantenedores da Católica de MT se reúnem com o governador

Os bispos, da Associação Dom Aquino Corrêa (Adac), mantenedora da Unifacc-MT, acompanhados dos diretores da Instituição de Ensino Superior (IES), foram recebidos pelo governador de Mato Grosso, Mauro Mendes. A visita foi prestigiada pelo ex-governador Blairo Maggi, o ex-senador José Aparecido dos Santos, conhecido como Cidinho Santos, e o deputado estadual Dilmar Dal Bosco. 

O governador e os convidados conheceram a história e o projeto de expansão da Católica de Mato Grosso que, atualmente, oferece cursos de graduação e especialização em diversas áreas do saber nas faculdades instaladas na Capital e em Várzea Grande através da Unifacc Cuiabá, Unifacc Várzea Grande e Unifacc Sedac, no Cristo Rei, também em Várzea Grande. 

A Unifacc-MT, por meio de parcerias com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos, no Rio Grande do Sul, e com a Pontifícia Universidade Católica (PUC) Rio de Janeiro tem ainda programas de mestrado e doutorado, entre os quais em Educação, Psicologia, Filosofia, Administração e Teologia. A IES também criou e começa a colocar em prática o Instituto Católico de Ensino Técnico Profissionalizante (Icet), credenciado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE). 

Com a aprovação do CEE, o Icet passa a realizar formação para jovens e adultos em várias áreas, sendo que, inicialmente, serão ofertados cursos de Serviços e Manutenção de Máquinas Pesadas, Secretaria Escolar, Hospedagem, Restaurante e Bar, Enfermagem, Cuidados do Idoso, Guia de Turismo, Estética, Agroecologia e Agente Comunitário de Saúde.

Na apresentação da Unifacc-MT e do Icet, o bispo da Diocese de Diamantino e vice-presidente do Regional Oeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Mato Grosso, dom Vital Chitolina, acentuou que “lançamos as redes e iniciamos essa nova empreitada. Entretanto, nossa seara é grande e nossos recursos escassos. E cientes de que nosso projeto não tem outro escopo senão a formação de pensadores e profissionais comprometidos com o progresso e desenvolvimento sustentável em nosso Estado, almejamos parcerias concretas e eficazes com o Poder Público afim de alçar voos mais altos e continuar essa nobre missão de educar”.

Dom Vital, que falou em nome da Adac e do Regional Oeste 2, lembrou que o tema da Campanha da Fraternidade de 2022, ‘Fraternidade e Educação’, que tem como lema ‘Fala com sabedoria, ensina com amor’, leva a uma reflexão  sobre a educação brasileira. E a Igreja, de forma especial a de Mato Grosso, sente-se corresponsável com essa missão desempenhada sobretudo pelo Estado junto às crianças, adolescentes e a juventude. 

“A educação que sonhamos, senhores, não se resume na técnica, ainda que a presuma, mas estende-se à vida em sua plenitude. Educar com valores capacita os homens e mulheres ao correto exercício dos direitos e conscientiza-os quanto ao cumprimento de deveres. Assim, senhor governador, conte com nosso episcopado das oito dioceses de Mato Grosso nessa nobre missão de educar, da mesma forma que contamos contigo para nos apoiar nessa jornada que os bispos de Mato Grosso, impelidos pelo clamor de nossa gente, se empenharam”, assinalou dom Vital Chitolina.

O encontro com o governador Mauro Mendes e convidados foi acompanhado pelo secretário executivo da CNBB Regional Oeste 2, padre Reinaldo Braga Junior, presbítero da Diocese de Diamantino e professor no Curso de Teologia da Unifacc Sedac. 

Confira, abaixo, a mensagem apresentada na reunião por dom Vital Chitolina.

 

 

ENCONTRO DOS BISPOS COM O GOVERNADOR DE MT – 2022

Compartilhe esta postagem:

Chamar no WhatsAPP
Pular para o conteúdo