Educação Física – Cuiabá

FACC - Padronização Layout Site-63

O Curso de Educação Física da UNIFACC-MT oferece aos acadêmicos uma base de conhecimento de natureza técnica, científica, pedagógica, filosófica, histórica e cultural. Tais conhecimentos são pautados em valores éticos, permeando as seguintes dimensões: Ser humano e sociedade; Biológica do corpo humano; Produção do conhecimento científico-tecnológico; Cultura do movimento humano; Técnico instrumental e Didático-pedagógica.

Com esse conhecimento, o profissional licenciado em Educação Física deve estar apto a atuar como professor em estabelecimentos de ensino público (municipais, estaduais ou federais) e particulares (rede privada), nos campos da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA – Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial (PCD – Pessoas Com Deficiência), dentre outros espaços de ensino). Esse profissional deve estar apto para organizar, planejar, administrar, avaliar e atuar pedagógica, científica e tecnicamente no âmbito escolar.

O profissional Bacharel em Educação Física deve estar qualificado também para prestar serviços no âmbito da Educação Física, devendo considerar o dinamismo das características deste mercado e das necessidades da sociedade em ambientes educativos não formais que correspondem às iniciativas organizadas de aprendizagem que acontecem fora dos sistemas de ensino escolar.

Objetivo

Formar profissionais que tenham possibilidades de ação e intervenção pedagógica, orientação essa que deve balizar as opções políticas, éticas, técnicas e científicas no exercício da profissão que englobam tanto o planejamento, prescrição, ensino, orientação, assessoramento, supervisão e avaliação de práticas corporais.

Os profissionais também devem estar aptos a atuarem no assessoramento, coordenação, liderança e gerenciamento de equipes multiprofissionais de discussão, de definição e de operacionalização de políticas públicas e institucionais no campo da saúde, do lazer, do esporte, da educação, da segurança, do urbanismo, do ambiente, do trabalho, da cultura e todas as demais políticas que, direta ou indiretamente, com ela dialogam.