Entre os dias 21, 22 e 23 de abril de 2025, centenas de cidades ao redor do mundo celebraram o World Creativity Day (WCD), o maior festival colaborativo de criatividade e inovação do planeta. Em Cuiabá, a Faculdade Católica de Mato Grosso – unidade Cristo Rei teve a honra de sediar a Palestra Magna da programação local, na noite da terça-feira, 22 de abril, reunindo lideranças acadêmicas, estudantes, empreendedores criativos e representantes de diferentes setores.
Reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial da Criatividade e Inovação, o WCD nasceu no Brasil com o objetivo de promover o pensamento criativo como ferramenta de transformação nos campos da comunicação, design, audiovisual, educação, empreendedorismo e sustentabilidade.
A Palestra Magna, realizada no auditório da instituição, teve como tema “Criatividade: Herdada, Adquirida ou Emprestada?” e foi conduzida pela publicitária, diretora de criação e escritora Célia Alves, fundadora do coletivo Publicitárias com A. A convidada trouxe uma reflexão envolvente sobre os caminhos da criatividade no contexto profissional e nas lutas por representatividade, com destaque para o protagonismo feminino no mercado da comunicação.
A mesa de honra do evento foi composta pela Profª Dra. Ana Maria di Renzo (diretora geral da UNIFACC), Profª Dra. Flora Lima Farias de Souza (diretora acadêmica), Profª Me. Edelmira Rodrigues de Costa, Prof. Robert de Amorim Pontes, Profª Dra. Rubia Araujo Coelho, Prof. Éder Lemes do Nascimento, Prof. Me. Edson Trombini, Juscelino Araujo (representante do Grupo Fauna, mantenedor do WCD).
Durante o evento, a direção da instituição ressaltou a importância de integrar iniciativas globais como o World Creativity Day à vida universitária, ampliando horizontes e estimulando o engajamento estudantil com práticas transformadoras da realidade.
“Foi uma noite marcada por inspiração, escuta e provocação criativa. A UNIFACC acredita que a criatividade, quando aliada à formação ética e crítica, é uma das chaves para o desenvolvimento social e econômico sustentável”, destacou a diretora geral, Profª Dra. Ana Maria di Renzo.
A Faculdade Católica também prestou uma homenagem ao Papa Francisco, falecido no último dia 21. A memória do Pontífice, símbolo de diálogo, humildade e compromisso com a justiça social, foi lembrada com orações e palavras de gratidão, reforçando o elo entre fé, humanidade e educação, pilares que sustentam a missão da UNIFACC.
A programação do WCD 2025 seguiu um modelo descentralizado, com mais de 100 atividades gratuitas realizadas em diversas cidades brasileiras e em outros países. Em todas as localidades, os painéis, oficinas e palestras buscaram provocar reflexões sobre os impactos da criatividade no mundo profissional, acadêmico e comunitário.
Ao final da noite em Cuiabá, a organização local anunciou que em maio de 2025 será realizada uma roda de conversa com os organizadores do WCD e a comunicadora Lilian, para dar continuidade às conexões criadas durante o festival. A proposta é manter vivo o espírito criativo do evento ao longo do ano, promovendo parcerias, ideias e ações inovadoras com base no que foi semeado.
ASCOM