Diretor-geral participa da Assembleia Anual Regional de Pastoral da CNBB

WhatsApp Image 2021-08-23 at 16.25.16

Publicado em: 26, agosto/2021

O diretor-geral da Unifacc-MT, professor-mestre padre Edson Sestari, participou da 33ª Assembleia de Pastoral, do Regional Oeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em Mato Grosso). O evento, que é anual, foi de forma remota e reuniu também o secretário-executivo, padre Reinaldo Braga Júnior, e os bispos e um administrador diocesano das oito dioceses que compõem o Oeste 2; os coordenadores diocesanos e regionais de pastoral; vigários gerais; representantes de movimentos, organismos e serviços; religiosas consagradas e o presidente do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano, padre Evandro Stefanello.

 

A assembleia contou com a assessoria do frei Olavio Dotto (assessor da CNBB-Brasília), que aprofundou a temática da Gestão Pastoral e Uso das Tecnologias, com o acento no Pilar da Caridade – conforme as indicações do Planejamento Regional de Pastoral para o Triênio 2021-2023. Houve também um momento importante para indicações de sugestões regionais de critérios de ação para as dioceses considerarem nas próximas assembleias diocesanas, em vista do ano de 2022.

 

No segundo dia, após uma recordação das atividades regionais realizadas durante a pandemia, bem como da apresentação da caminhada evangelizadora nas dioceses, “percebemos que o Espírito que conduz a Igreja, nos tem assistido neste tempo complexo e tem favorecido, de alguma forma, a dinâmica da ação evangelizadora em nosso Regional”. O painel das atividades desenvolvidas nas dioceses trouxe alegria, revelou comunhão e gerou esperança; apesar de tudo, a Igreja continuou a sua missão.

 

Os participantes, durante os dois do evento, também compartilharam várias temáticas referentes a atividades que estão por vir e que envolverão as dioceses e as pastorais, movimentos, organismos e serviços em nível regional. Entre as quais a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe; Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade; Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); Subsídios Regionais para as famílias; Campanha da Fraternidade/2022; Semana Social Brasileira; 15º Intereclesial das Cebs; Campanhas Nacionais; Repam; Conselho Regional de Pastoral (CRP) e Curso Regional de Formação sobre a Doutrina Social da Igreja (DSI).

 

No encerramento, padre Edson Sestari apresentou  a União das Faculdades Católicas de Mato Grosso e destacou as ações promovidas pela Instituições de ensino Superior, sediada em Cuiabá e Várzea Grande. O diretor falou sobre os cursos de graduação, os programas de pós-graduação de mestrado e doutorado e ensino a distância (EaD) em parcerias com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Pontificia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro e Universidade Católica de Brasília (UCB).

 

O presidente do Regional Oeste 2, dom Canísio Klaus, bispo de Sinop, classificou a assembleia como um momento especial e uma oportunidade de reencontro e da expressão da comunhão e da sinodalidade. Dom Canísio também transmitiu aos participantes palavras de orientação e incentivo.

 

Com Regional Oeste 2

|