O TÉCNICO EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS SERÁ HABILITADO PARA:
-Desenvolver sistemas computacionais utilizando ambiente de desenvolvimento.
-Dimensionar requisitos e funcionalidades do sistema.
-Realizar testes funcionais de programas de computador e aplicativos.
-Manter registros para análise e refinamento de resultados.
-Executar manutenção de programas de computador e suporte técnico.
-Realizar modelagem de aplicações computacionais.
-Codificar aplicações e rotinas utilizando linguagens de programação específicas.
-Executar alterações e manutenções em aplicações e rotinas de acordo com as definições estabelecidas.
-Prestar apoio técnico na elaboração da documentação de sistemas.
-Realizar prospecções, testes e avaliações de ferramentas e produtos de desenvolvimento de sistemas.
PARA ATUAÇÃO COMO TÉCNICO EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, SÃO FUNDAMENTAIS:
-Conhecimentos e saberes relacionados aos processos de planejamento e execução de projetos computacionais de forma a garantir a entrega de produtos -digitais, análise de softwares, testagem de protótipos, de acordo com suas finalidades.
-Conhecimentos e saberes relacionados às normas técnicas, à liderança de equipes, à solução de problemas técnicos e à assertividade na comunicação de laudos e análises.
CARGA HORÁRIA MÍNIMA: 1200 HORAS
O curso terá duração estimada de um ano e meio. Essa duração é estimada para a forma subsequente. A duração pode variar de acordo com cada plano de curso, principalmente levando-se em conta os cursos integrados e concomitantes.
O curso, na modalidade presencial, poderá prever até 20% da sua carga horária total em atividades não presenciais.
O curso poderá ser realizado na modalidade EaD com, no mínimo, 20% de sua carga horária em atividades presenciais, nos termos das normas específicas definidas em cada sistema de ensino.
A instituição, ofertante do curso, poderá desenvolver a carga horária em regime de alternância, com períodos de estudos na escola e outros períodos no campo de atuação/local de trabalho.
Além da carga horária mínima prevista, o curso poderá ter estágio curricular supervisionado obrigatório, a critério da instituição ofertante.
Caso o curso seja ofertado na modalidade EaD, a carga horária de estágio deverá ser cumprida de forma presencial.