União das Faculdades Católicas de Mato Grosso
(65) 3052-8120

Técnico em Agroecologia

O Técnico em Agroecologia será habilitado para:

– Planejar, organizar, dirigir e controlar a produção agrícola de forma sustentável, analisando as características econômicas, sociais e ambientais.
– Elaborar e executar projetos de sistemas agroecológicos de produção agropecuária e agroextrativista e sistemas orgânicos de produção, aplicando as Boas Práticas de Produção Agrícola (BPA).
– Planejar, organizar e monitorar atividades de exploração e manejo do solo, das matas e das florestas de acordo com suas características, com as alternativas de otimização dos fatores climáticos e seus efeitos no crescimento e desenvolvimento das plantas e dos animais.
– Produzir mudas e sementes, em propagação, em cultivos abertos ou protegidos, em viveiros e em casas de vegetação.
– Planejar, organizar e monitorar programas de nutrição e manejo alimentar em projetos zootécnicos.
– Planejar, organizar e monitorar o processo de aquisição, preparo, conservação e armazenamento da matéria-prima e dos produtos agroindustriais.
– Elaborar orçamentos, laudos, pareceres, relatórios e projetos, inclusive de incorporação de novas tecnologias.
– Orientar projetos de recomposição florestal em propriedades rurais.
– Aplicar métodos e programas de melhoramento genético.
– Aplicar práticas sustentáveis no manejo de conservação do solo e da água.
– Prestar assistência técnica e assessoria no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas, ou nos trabalhos de vistoria, perícia, arbitramento, consultoria, laudos, pareceres e relatórios técnicos.
– Prestar assistência técnica às áreas de crédito rural e agroindustrial, de topografia na área rural, de impacto ambiental,
paisagismo, jardinagem e horticultura, construção de benfeitorias rurais, drenagem e irrigação.
– Interpretar a análise de solos e aplicar fertilizantes e corretivos nos tratos culturais em sistema agroecológico.
– Identificar os processos simbióticos de absorção, de translocação e os efeitos alelopáticos entre solo e planta, planejando ações referentes aos tratos das culturas.
– Prestar assistência técnica à aplicação, à comercialização e ao manejo de produtos especializados.
– Selecionar e aplicar métodos agroecológicos de controle de vetores e pragas, doenças e plantas daninhas.
– Planejar e acompanhar a colheita e a pós-colheita.
– Supervisionar o armazenamento, a conservação, a comercialização e a industrialização dos produtos agroecológicos.
– Elaborar, aplicar e monitorar programas profiláticos, higiênicos e sanitários na produção animal, vegetal e agroindustrial.
– Emitir laudos e documentos de classificação e exercer a fiscalização de produtos agroecológicos de origem vegetal, animal e agroindustrial.
– Implantar e gerenciar sistemas de controle de qualidade na produção agroecológica.
– Treinar e conduzir equipes nas suas modalidades de atuação profissional.
– Aplicar as legislações pertinentes ao processo produtivo e ao meio ambiente.
– Executar a gestão econômica e financeira da produção agroecológica.
– Administrar e gerenciar propriedades agroecológicas.
– Operar e manejar máquinas, implementos e equipamentos agrícolas, veículos aéreos remotamente pilotados e equipamentos de precisão para monitoramento remoto inerentes ao sistema de produção agroecológico.
– Organizar ações integradas de agricultura familiar.
– Atuar na certificação agroecológica.

Para a atuação como Técnico em Agroecologia, são fundamentais:

– Desenvolvimento de ações socioambientais para a conservação de recursos naturais aliados à necessidade econômica em sistemas produtivos locais, inclusive dos povos tradicionais (quilombolas, indígenas, ribeirinhos, agricultores familiares).
– Trabalho em equipe a fim de contribuir e participar, de forma ética e cidadã, com o coletivo na resolução de problemas, na sustentabilidade, na proposição de ideias e soluções ambientais, tecnológicas, políticas, econômicas, sociais e culturais, de acordo com os princípios e a ética profissional.
– Competências e habilidades para gerenciar sistemas agroecológicos produtivos e a organização de ações integradas dos povos tradicionais, para gerenciar organizações não governamentais, empresas públicas ou privadas ligadas às práticas de produção agroecológica, com base em princípios éticos, humanísticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Carga horária mínima: 1200 horas

O curso terá duração estimada de um ano e meio. Essa duração é estimada para a forma subsequente. A duração pode variar de acordo com cada plano de curso, principalmente levando-se em conta os cursos integrados e concomitantes.
O curso, na modalidade presencial, poderá prever até 20% da sua carga horária diária em atividades não presenciais.
O curso poderá ser realizado na modalidade EaD com, no mínimo, 20% da carga horária em atividades presenciais, nos termos das normas específicas.
A instituição, ofertante do curso, poderá desenvolver a carga horária em regime de alternância, com períodos de estudos na escola e outros períodos no campo/local de trabalho.
Além da carga horária mínima prevista, o curso poderá ter estágio curricular supervisionado obrigatório, a critério da instituição ofertante.
Caso o curso seja ofertado na modalidade EaD, a carga horária de estágio será cumprida de forma presencial.

Chamar no WhatsAPP
Pular para o conteúdo