O curso de Pedagogia da Faculdade Católica de Mato Grosso alcançou uma importante conquista ao ser selecionado no edital CAPES do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O projeto aprovado tem como foco a alfabetização de crianças venezuelanas, em parceria com a rede municipal de educação de Várzea Grande. Este programa tem como objetivo a inserção de estudantes de licenciatura no cotidiano das escolas públicas de educação básica, visando o aperfeiçoamento da formação de futuros docentes.
O PIBID é um programa essencial que busca não só aprimorar a formação dos licenciandos, mas também contribuir diretamente com o sistema educacional público. Para isso, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) concede cotas de bolsas às Instituições de Ensino Superior (IES), que, por sua vez, realizam as seleções internas para a escolha dos bolsistas que participarão dos projetos institucionais aprovados.
Na competição nacional, que contou com a participação de 292 instituições de ensino, o curso de Pedagogia da Faculdade Católica de Mato Grosso conquistou a 31ª posição no ranking geral do país e o 2º lugar no estado de Mato Grosso. Com essa excelente classificação, foram garantidas 24 bolsas CAPES para os estudantes envolvidos no projeto, um marco significativo para a instituição e seus licenciandos.
A coordenadora do curso de Pedagogia, professora Dra. Flora Farias, comemorou com entusiasmo a seleção no edital e destacou a importância do PIBID para a formação dos futuros professores. Ela ressaltou o impacto positivo que o programa tem na vida dos licenciandos, especialmente pela oportunidade de contribuir com a alfabetização das crianças venezuelanas, em colaboração com a formação continuada da rede pública de ensino.
“As pesquisas indicam a benfeitoria do PIBID na formação dos discentes e a história do programa nos mostra como toda a sociedade ganha com este tipo de programa! Os benefícios e impacto na formação destes pibidianos (como são chamados carinhosamente os estudantes participantes do PIBID) refletem no fortalecimento das licenciaturas, nas escolas públicas e na sociedade de modo geral.”, declarou a professora Flora.
Este reconhecimento consolida o curso de Pedagogia da Faculdade Católica de Mato Grosso como uma referência na formação docente, reafirmando seu compromisso com a educação e o desenvolvimento social.