União das Faculdades Católicas de Mato Grosso
(65) 3052-8120

Criação da nova instituição amplia oferta de educação católica em MT

O Estado de Mato Grosso, seguindo uma tendência verificada nos grandes centros do país e nas principais cidades do mundo, que já possuem instituições de relevância e focadas na educação baseada em valores e princípios católicos, passa a contar com a União das Faculdades Católicas de Mato Grosso (UNIFACC-MT). Ela faz parte de um projeto de expansão cujos reflexos se estenderão pelos próximos anos abrangendo grande número de cidades. O resultado será um substancial aumento de vagas e de variedade de cursos e formações à população, tanto na graduação como na pós-graduação, passando pela extensão universitária, seja nas modalidades presencial ou à distância.

A UNIFACC-MT nasce a partir de uma celula mater, a Faculdade Católica de Mato Grosso (FACC-MT), de início denominada Studium Eclesiástico Dom Aquino Corrêa (Sedac), mantida pela pelas oito dioceses que formam a Associação Dom Aquino Corrêa (Adac), do Regional Oeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de Mato Grosso, que se une às recém-adquiridas Faculdade Cuiabá (Fauc – Cuiabá), Faculdade Cândido Rondon (FCR – Cuiabá) e Faculdades Integradas Desembargador Sávio Brandão (Fausb – Várzea Grande). Juntas, representam hoje um universo de cerca de 1700 alunos, entre graduação e pós-graduação, com projeção de chegar a 2000 já em 2021, conforme estimativas da direção.

A FACC-MT, que iniciou as atividades em 1999, com a intenção inicial de formar o clero católico do Regional Oeste 2, com o tempo ampliou e diversificou a oferta de ensino. O professor mestre padre Edson Sestari, diretor-geral da Instituição, explica que havia um projeto de expansão local, baseado no aumento da infraestrutura no próprio Cristo Rei, em Várzea Grande, onde fica a sede da faculdade. E a ideia era abrigar mais cursos, como os de Direito, Design de Moda, de Agronomia, entre outros. Mas, havia uma discussão bastante avançada, conta o diretor, de fazer a FACC-MT presente também em outras cidades mato-grossenses. E nesse período de planejamento, lembra o diretor, ocorreram algumas negociações para aquisições, mas sem sucesso.

Em 2020, com possibilidades concretas de aquisição da Fauc, Fausb e FCR, a direção mudou de estratégia. Não mais investiria no aumento da infraestrutura do polo, mas na expansão para outros pontos dentro da região, ganhando assim mais celeridade. Além do fato de estarem à venda, contou também na decisão, segundo padre Edson Sestari, serem instituições que demonstravam ter perfis que garantiriam a unidade da educação católica dentro do Estado idealizada pela direção da FACC-MT. O professor doutor Rosimar José de Lima Dias, coordenador do Curso de Filosofia, assinala que o projeto de expansão está em sintonia e alinhado com as preocupações e propostas do Sínodo da Amazônia e da Constituição Apostólica Veritatis Gaudium do papa Francisco.

A certeza da aquisição veio, revela o professor doutor padre Carlos Viana, coordenador do Curso de Teologia, quando os antigos donos disseram estar contentes com o negócio. Pois poderiam, enfim, vendê-las a alguém que fosse dar continuidade à missão proposta originalmente pelas instituições. “Havia um alinhamento de princípios, de valores, de visão”, complementa Edson Sestari. “Não eram instituições que estavam distantes do que acreditamos. Percebemos que se enquadravam, que tinham uma construção baseada no que a Faculdade Católica acredita”, reforça o consultor institucional professor doutor César Augustus Winck.

O diretor-geral assinala que, após a FACC-MT assumir e se transformar em UNIFACC-MT, iniciou-se um processo de transição, que está em andamento, com a participação dos antigos donos. “Já estamos inseridos nas instituições. Depois de cuidar da parte administrativo-financeira, começamos com o processo da transição pedagógica”, frisa. Em princípio, não haverá mudanças estruturais significativas, apenas de comunicação visual, para que todas tenham a mesma marca, um importante passo para deixar claro o sentido de unidade do projeto, acrescenta.

Oferta educacional – Outra mudança, muito significativa e que ocorre desde já, é a incorporação de serviços adicionais nas novas unidades. “Criaremos polos de educação a distância (EaD) em parceria com a Universidade Católica de Brasília (UCB)”, comemora Edson Sestari. O EaD será ofertado em sete cidades: Cuiabá, Várzea Grande, Nova Mutum, Campo Verde, Sinop, Tangará da Serra e Sorriso (as duas últimas ainda em processo de implantação).

César Winck destaca ainda a abertura de novos cursos de graduação, que já começaram a ser planejados e se iniciam a partir de 2021. “Nós temos um curso de tecnólogo de Design de Moda que vai ser ofertado em breve. Temos uma leva de cursos para serem implantados em todas essas nossas quatro unidades”, ressalta o consultor.

A inserção na comunidade que já é feita pela FACC-MT também será ampliada, ressalta César Winck, como a prestação de serviços de Psicologia, dos núcleos de prática jurídica e a disponibilização de laboratórios, entre outros. “Vamos ampliar a oferta também de especializações e os projetos internacionais que temos parcerias, com a Universidade de Salamanca e com a Faculdade de Granada, ambas na Espanha. Isso vai permitir intercâmbios, cursos com certificação internacional e, ainda, um centro de idiomas dentro de uma dessas instituições”, adianta Edson.

César Winck faz questão de frisar que não se trata de uma universidade, e sim uma união de faculdades católicas, mas os planos seguem no sentido de conquistar esse título. “A preocupação nossa do ponto de vista de infraestrutura, com um olhar de longo prazo, é que construamos de fato a nossa própria universidade, sonhando em se tornar a Pontifícia Universidade Católica de Mato Grosso, a PUC-MT”, complementa Edson.

Pós-Graduação – A UNIFACC-MT, a Católica de Mato Grosso, a partir de convênios firmados anteriormente pela FACC-MT, já conta com programas de mestrado e doutorado stricto sensu em Psicologia, Educação, Teologia, Filosofia, Ciências Sociais, Administração, Desing e Computação Aplicada. As instituições parceiras da Católica de Mato Grosso são a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no Rio Grande do Sul (RS), e com a Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ) Rio de Janeiro.

Além disso, a UNIFACC-MT oferece ainda dezenas de cursos de especialização lato sensu em diversas áreas nas quatro unidades de Cuiabá e Várzea Grande. Com a ampliação de cursos de graduação, a nova Instituição também chega no mercado com convênios internacionais com a Universidade de Salamanca e com a Faculdade de Granada, ambas na Espanha. No caso de Granada, por exemplo, o Curso de Teologia, em Várzea Grande, por meio da afiliação com a instituição espanhola, conquistou o Reconhecimento Pontifício pelo Vaticano, na Itália. Com isso, quem se forma em Teologia pela Católica MT tem o diploma válido em unidades de ensino de países da União Europeia.

Compartilhe esta postagem:

Chamar no WhatsAPP
Pular para o conteúdo