União das Faculdades Católicas de Mato Grosso

25 Anos de Sucesso: Uma Jornada de Conquistas e Compromisso com a Excelência

No dia 27 de novembro de 2024, reuniram-se no Auditório da Faculdade Católica de Cuiabá para celebrar e agradecer os 25 anos de trajetória profissional de Marisa Helena Alves.
A psicóloga do Conselho Federal de Psicologia, pedagoga, professora, coordenadora que esteve desde o começo da criação da Faculdade Católica de Mato Grosso é reconhecida pelas suas inúmeras conquistas nesses anos na instituição.
Estiveram presentes, pessoas desde o começo da sua trajetória na faculdade, como seu Chico, que agradeceu por todo esse tempo de convívio e trabalho.
O Diretor Geral, Pe. Dr. Edson Sestari, agradeceu por todas as partilhas, conquistas e experiências nesse período.
O Diretor Financeiro -Pe. Júlio Paulino e o Pe. Dr. Carlos Sérgio Viana, realizaram a entrega do Certificado de Reconhecimento Profissional na Faculdade Católica.
A Diretora Acadêmica, Dra. Ana Maria di Renzo, relembrou como os caminhos delas cruzaram mais de uma vez, e, como Marisa tem uma história de lutas e conquistas para as que chegam nesse lugar.
A psicóloga e amiga de longa data de Marisa, Ilza de Andrade Carvalho, trouxe como ela sempre foi essa referência na psicologia, nos trabalhos sociais, sempre muito acessível à todos e pronta para ajudar.
As estudantes de Marisa, Neure Rejane Alves da Silva e Giselle Leite de Paula Nunes, agora colegas de profissão e professoras na instituição, remeteram ao cuidado que Marisa sempre teve com os estudantes, sobre o fazer refletir suas ações.
A psicóloga Neure, relembra o seu discurso na colação de grau como formanda em que Marisa está mencionada:
“Gratidão é sem dúvida mais que uma palavra, é um valor, é um princípio.
De modo especial, com a metodologia PBL, que por ser ativa nos colocou diante do pensar, do sentir e do agir ainda no processo formativo, então, a nós foi dada a oportunidade da vivência contínua em nossa formação, e isso foi um chamado diário ao abrir-se, ao permitir-se, ao sensibilizar-se, ao humanizar-se em cada aula.
Agora estamos indo para o mercado, vamos prestar nossos serviços à sociedade vamos lá trabalhar, vamos atuar na saúde pública, na saúde coletiva, na clínica, nas organizações e nos coletivos, e como por várias vezes nos falou a professora Marisa, que saibamos que estaremos diante de pessoas e para pessoas que nos preparamos, por isso ética em cada passo.
O tempo todo dizia para nós para que fizéssemos a diferença, faça a diferença, mas como fazer a diferença? Então, vamos refletir acerca de três frases que marcaram nossa formação, que é respeite quem veio antes; zero julgamento e eleve o acolhimento; e passe pela psicologia, mas deixe a psicologia passar por você.

Passamos pela psicologia, agora a grande questão é… a psicologia passou por nós? Esta foi a frase, o grande aprendizado que levaremos da professora Marisa, e que somente com ética e com desejo genuíno que nós vamos de fato poder dizer sim, passamos por ela e ela passou por nós. Ela, a psicologia nos atravessou de tal modo que não é possível ter passado por ela sem que a gente saia melhor, sem que a gente saia diferente, sem que a gente saia mais aberta à escuta e uma escuta que acolha, que não julga e que coloque ciência nessa escuta, coloque sensibilidade sim, mas que tenha presente o saber da ciência da psicologia.”
A Faculdade Católica agradece por toda a dedicação, trabalho, acolhimento e imersão da professora Marisa Helena Alves nesses 25 anos de história na instituição.

Compartilhe esta postagem:

Pular para o conteúdo